Bráz Fora de Série – Aos pés do Vesúvio

Aos pés do mais famoso vulcão do mundo brotam alguns dos melhores ingredientes de toda a Itália. Em um país tão voltado à qualidade dos produtos locais, o solo rico em minerais em torno do Vesúvio cria condições únicas para o cultivo de espécies de tomates, uvas, olivas e até frutas que só poderiam nascer ali. Aliados a isso, ainda há o sol forte que brilha quase o ano todo, a brisa intensa que sopra do mar que banha o Golfo de Nápoles e a paixão de famílias que por gerações se dedicam quase que exclusivamente a plantar e colher os melhores alimentos que podem.

 

Foi atrás dessa paixão – e desses produtos apaixonantes! – que a Bráz percorreu o entorno do vulcão para selecionar os ingredientes exclusivos que compõem as receitas da 8ª edição do festival Fora de Série, quando a pizzaria apresenta aos clientes receitas realmente singulares, criadas com ingredientes exclusivos e inéditos no Brasil.

 

É o caso dos tomates Piennolo del Vesuvio, com seu icônico “biquinho”, de sabor bastante adocicado e acidulado, textura aveludada, quase sem água. Ou a Albicocca Vesuviana, um tipo de damasco autoctone tão doce que quase nem precisa de açúcar para fazer a conffetura – ou geleia, se preferir – que abraça o nosso sorvete assado no forno a lenha. Ao todo, foram garimpados 8 ingredientes entre as famílias produtoras locais, como o Funghi Chiodini Famigliola Gialla, o Broccolo Aprilatico di Paternopoli, o azeite Donn’Angela e o Caciocavallo Affumicato.

 

Bráz Fora de Série (Crédito: Flair Coletivo)

De 10/07 a 11/08, a Bráz apresenta a gastronomia do Vesúvio em três coberturas inéditas sobre o disco de massa Nuvola, sucesso recente da casa, além de uma sobremesa e um vinho, disponíveis em todas as unidades da Bráz. Já a Bráz Trattoria, além das novas pizzas, serve também três massas fora de série para integrar o festival.

 

 

As pizzas

Das novas coberturas, a Pompeii leva molho feito com tomate Miracolo di San Gennaro, mussarela, caciocavallo affumicato, funghi chiodini, azeite Donn’Angela e tomilho fresco; já a Vesúvio tem molho de tomates grape Piennolo del Vesuvio, o fruto in natura, caciocavallo affumicato e manjericão e, por fim, a Paternopoli leva molho de Miracolo di San Gennaro, broccolo Aprilatico, caciocavallo affumicato, sopressata brasileira produzida exclusivamente pela Cinque e azeite Donn’Angela.

Para acomodar as coberturas inéditas, a massa Nuvola, criação recente da equipe Bráz capitaneada pelo especialista Raffaele Mostaccioli. Com sua dupla maturação e a longa fermentação natural de 48 horas, a massa é elaborada com 100% farinha Mulino Caputo. Surpreendentemente leve, apresenta bordas lindas e aeradas.

 

As massas

Na casa-irmã Bráz Trattoria, além das pizzas, os clientes podem curtir o Fora de Série na versão massas artesanais, com a Pasta ao Forno, rigatoni com molho de linguiça, friarielli, provolone dolci, ricota de búfala finalizado com parmesão ao forno, o Spaguetti ao molho de tomate Miracolo di San Genaro com alho e pimenta dedo de moça e manjericão e o Canelonni recheado de cogumelos chiodini, mussarela e provolone dolci e gratinado com fonduta de cogumelos e finalizado com escarola e cogumelos assados na lenha.

 

Para Acompanhar

Para sobremesa, a Bráz traz uma doce e vulcânica releitura de seu Sorvete ao Forno com Confettura di Albicocca Vesuviana, geleia artesanal, que na receita segue acompanhada de sorvete de creme, calda de chocolate e base de biscoito embebido em calda de rum, cobertos de tradicional merengue italiano dourado ao calor do forno à lenha. Para acompanhar as pizzas,  um vinho fora de série: trata-se do Vesuvio Rosso, da vinícola Sorrentino, produzido com as uvas Piedirosso e Aglianico. Um vinho de aroma frutado com notas picantes e marcantes de ameixa e morango. É macio, tem sabor encorpado e taninos finos.

Ingredientes do Vesúvio

Por conta da localização, a região do Vesúvio reúne algumas características que a tornam única para a agricultura: solo fértil por causa da origem vulcânica, repleto de ricos minerais, a exposição dos produtos à luz do sol, a brisa do mar que sopra nas paredes vulcânicas e, principalmente, a paixão e cuidado com que produtores manipulam e elaboram os seus produtos. Os ingredientes produzidos nessa região são icônicos para o mundo da pizza e para toda a culinária mediterrânea e sua produção ultra limitada os torna restritos praticamente a quem visita a região. Alguns deles chegam inclusive a ter o certificado D.O.P. (denominação de origem protegida) e são divulgados por movimentos como o Slow Food italiano, que ajuda a torná-los conhecidos e estimular gerações mais jovens de cultivadores.

 

Bráz – Rua Maria Angélica, 129, Jardim Botânico. Tel.: 2535-0687. (300 lugares). Horário: Segunda a quinta, das 18h30 à 00h30; Sexta, sábado e domingo, das 18h30 às 01h30. C.c: todos. C. d.: Redeshop e Visaelectron. Manobrista.
www.brazpizzaria.com.br

Bráz Barra – Av. Érico Veríssimo, 46, Barra da Tijuca. Tel.: 2491-7170. (300 lugares). Horário: Segunda a quinta, das 18h30 à 00h30; Sexta, sábado e domingo, das 18h30 às 01h30. C.c: todos. C. d.: Redeshop e Visaelectron. Manobrista.
www.brazpizzaria.com.br